segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mudança do calendário brasileiro: o ano termina sem um time campeão

 
Proposta pretende fazer com que a temporada comece em Agosto e termine em Maio, adequando calendário ao Europeu
O futebol brasileiro está com um grave problema ultimamente: a perda de identidade. Não é de hoje que torcedores tradicionais clamam o fim do futebol moderno. Hábitos que eram muito comuns há poucos anos  estão sendo extintos com o tempo.
Os estádios novos estão com cara de teatro, os torcedores com um jeito de plateia, dirigentes já são “managers, e o futebol, que era paixão, está virando negócio.
Tem muita gente lucrando com a indústria futebolística, empresários fundam times como se fossem empresas, esquecem da necessidade do amor da torcida e tratam dos jogadores como
mercadoria.
Depois desses novos administradores do futebol  conseguirem quase tudo, a bola da vez é: Adequar o calendário brasileiro ao europeu. Ou seja, a temporada começaria em Agosto e terminaria em Maio.
Por mais duro e absurdo que isso pareça -digo isso ao torcedor tradicional- quando acabar o ano não saberemos o Campeão Nacional.
Vai entender, somos os maiores, penta campeões mundiais, o país do futebol, exportamos grandes craques e, querem mudar tudo.
E tem mais, com essa mudança -senhor torcedor do interior- seu time não irá jogar mais contra time grande. Eles querem o fim dos estaduais, ou seja, querem o fim das pequenas equipes que já revelaram muitos craques. Quanta ingratidão…
E se você perguntar a eles, o porquê disso tudo, vão te dar um milhão de motivos, mas no fundo o que eles querem é  dinheiro, valorizar a marca fazendo excursões pela Europa e querem participar ativamente do mercado de transferência Europeu, querem também reduzir o número de partidas, acham que o nosso calendário é sacrificante para os atletas, quer dizer,
para os artistas.
É claro que o futebol brasileiro não vive o seu melhor momento, você deve estar pensando nos 8 x 0 que o Santos levou do Barcelona, mas quando é para valer, a história é outra, o  São Paulo-SP, Internacional-RS e Corinthians-SP mostraram que, mesmo com todas as “dificuldades do calendário, conseguimos enfrentar os Europeus de igual para igual e ainda sair campeões.
E a nossa seleção, ganhou mais uma Copa das Confederações, dentre os grandes protagonistas da equipe, Neymar, Paulinho e  Fred, que até aquele momento estavam no Campeonato Brasileiro.
Concordo que a Europa tem muito o que ensinar para nós brasileiros, em diversos aspectos, mas uma mudança de calendário lá, foi muito mais fácil.
Cabe quase 83% dos países da Europa no Brasil, e aqui o futebol é cultura, paixão e, é  para todos.
O torcedor brasileiro merece um pouco mais de respeito, o futebol só existe graças a ele, aquele que na alegria e na tristeza, faça sol ou chuva esteve com o seu time.  Não é um texto que repudia o futebol moderno, mas são algumas palavras que pedem respeito a aqueles que querem, aos poucos, acabar com a magia do futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário